Extraordinário – R.J. Palacio

(Foto: Divulgação)

Autora narra com delicadeza a história de um menino diferente e especial

Costumo escrever sobre romances aqui no blog, mas hoje trago uma recomendação diferente para vocês, amigos leitores. Extraordinário é um livro da Editora Intrínseca, publicado por R.J. Palacio. A trama conta a história de August, um garoto de 10 anos que nasceu com um problema genético que lhe causou uma deformidade no rosto.

Por conta das várias complicações médicas e cirurgias, Auggie sempre foi ensinado em casa, pela mãe, mas agora terá a experiência de ir para a escola, para estudar o 5º ano. É neste momento que o livro começa.

(Foto: Editora Intrínseca)

Os capítulos de Extraordinário são bem curtinhos e narrados por vários personagens: pelo Auggie, por sua irmã, pelo namorado dela, pelos colegas de escola do protagonista. Enquanto as páginas de August revelam todos os receios e medos ao ir para a escola pela primeira vez, os outros mostram como as pessoas reagem à ele: a irmã que às vezes foi deixada de lado pelos pais por conta da saúde dele; os colegas de escola que o receberam no primeiro dia; o namorado da irmã que ficou espantado ao conhecê-lo.

Todos nós sabemos como a escola é, ao mesmo tempo, um ambiente de aprendizagem, mas também um lugar difícil, onde tudo o que é diferente é julgado. A maioria de nós sofreu algum tipo de bullying, seja por aparência, por gosto musical, por falta de habilidade em alguma matéria... Se já foi difícil para nós, imagine para Auggie, que tem sua diferença estampada no rosto para todos verem.
A maioria das pessoas tenta trata-lo de forma comum, mas ele percebe o receio, o susto quando olham seu rosto... Tudo isso com a inocência de uma criança, que reconhece que é diferente, mas não vê qual é o problema nisso.

A escrita de Palacio é muito gostosa, muito fluída e traz essa carga de inocência da infância, que nós adultos esquecemos rapidamente. A autora também se preocupa em não reduzir Auggie à sua diferença: traços de sua personalidade revelam que ele é um garoto amoroso, muito nerd e que pensa o melhor das pessoas na maior parte do tempo. É impossível não se apaixonar por esse menino sonhador.

Além de nos proporcionar uma leitura gostosa, Extraordinário também nos faz pensar em todas as crianças que enfrentam problemas por serem diferentes. Crianças com deficiência, ou alguma característica física especial, que são julgadas e, infelizmente, maltratadas por isso. Nos faz pensar que é dever de todos nós não discriminar ninguém pelo que é.

Como Hollywood não perde tempo, Extraordinário também vai virar filme, com Jacob Tremblay no papel principal e Julia Roberts como sua mãe. Com um elenco desse, só podemos esperar mais um ótimo longa que vai arrancar uma lágrima ou duas, e muitos sorrisos.

(Foto: Divulgação - Jacob Tremblay - a criança mais linda do mundo e também o futuro protagonista de Extraordiário)


Não esqueça de curtir nossa página no Facebook e até a próxima ;)

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário