Postagem literária – A Jornada do Herói


Conheça a teoria que guia grande parte das histórias que lemos

Você já percebeu que muitas histórias - seja em livros, seja no cinema – são meio similares e parecem seguir uma fórmula?  O personagem vive tranquilo, até que algo acontece e muda sua vida, então ele precisa ir a uma jornada para resolver isso e volta depois, mais maduro?

Pois é, isso se chama Jornada do Herói, ou Trajetória do Herói, um conceito de mitos criado pelo antropólogo Joseph Campbell. O objetivo dele era realmente estudar e entender como é possível criar um mito. Para isso, ele fez 12 passos da Jornada do Herói, que vou explicar para vocês tendo como base alguns livros que já resenhamos aqui no blog.

(Devo avisar que vou usar três séries como exemplo – A Seleção, Perdida e Desejos – e que posso contar spoilers sobre os finais dessas histórias, então cuidado).

1 – O mundo comum: Essa parte se refere ao personagem logo no começo da história, quando conhecemos como ele vive e como é sua realidade até então. Vemos isso na saga Perdida, quando conhecemos a Sofia no presente, vivendo para trabalhar e sair de vez em quando com seus amigos. Essa é a vida comum dela. Também vemos isso em A Seleção, quando conhecemos America vivendo com sua família de forma simples. Por último, isso também acontece com a jovem Olívia da série Desejos, que está se recuperando do trauma da morte da irmã e vive com os pais.

2 – Chamada à aventura: Aqui o personagem é tirado dessa rotina que conhecemos e recebe algum chamado, alguma missão para cumprir. Em Perdida, o que muda a realidade de Sofia é quando ela é transportada para o século XIX. Em A Seleção, America acaba entre as garotas escolhidas para entrarem na disputa pelo coração do príncipe – apesar dela nunca querer isso – e em Desejos, Olívia faz um pedido e sua irmã morta é trazida de volta, para ajuda-la a se adaptar na nova escola.

3 – Recusa do chamado: Nessa parte, nosso protagonista tem medo de deixar sua zona de conforto e tenta agir contra as mudanças. Em Perdida, Sofia tenta freneticamente voltar para o futuro, sem nem tentar entender os motivos de ter feito a viagem. Em A Seleção, America luta contra isso quando chega ao palácio e não se esforça para ser escolhida. Inclusive, ela até faz um acordo com Maxon para ficar um tempo, mas jamais se tornar princesa. Em Desejos, Olívia fica assustada com a volta da irmã e às vezes até duvida que isso de fato aconteceu.


4 – Encontro com mentor: Essa etapa diz respeito ao encontro do protagonista com alguém mais sábio, mais forte, e que será capaz de guia-lo em sua jornada – ou talvez em parte. Sofia passa por isso em Perdida com os encontros recorrentes com sua fada madrinha. America sente isso com alguns personagens, mas principalmente com a rainha Amberly e Olívia conhece a costureira Posy, que lhe dá vestidos que podem realizar Desejos.

5 – Travessia do umbral: Eu sei que o nome é feio, mas isso quer dizer apenas a aceitação do personagem por sua jornada e o começo dela. Perdida mostra isso quando Sofia começa a gostar e se adaptar mais ao século XIX. A Seleção deixa isso claro quando America começa a entrar na disputa e ter sentimentos pelo príncipe Maxon e Olívia passa por isso quando, encorajada pela irmã que voltou, resolve sair mais com os amigos.

6 – Testes, aliados e inimigos: Essa parte é a maior de todas da trajetória. Aqui acontecem várias coisas que correspondem ao meio da história e ao amadurecimento dos personagens. Enquanto começa a se apaixonar por Ian Clarke, Sofia descobre que não pode confiar em algumas pessoas, enquanto fica amiga de outras, como a governanta Madalena e a irmã de Ian, Elisa. A Seleção mostra isso durante, bom a Seleção mesmo. A disputa ganha corpo e America consegue alguns aliados, como suas empregadas que a ajudam muito, enquanto percebe que algumas meninas farão de tudo para ganhar, como Celeste. Olívia passa por isso quando começa a se apaixonar por Soren, e fica amiga da ex-namorada ele, Calla. Ela também faz outros amigos e passa por muitas situações de teste.


7 – Aproximação com o objetivo: Aqui a caminhada de nossos heróis está chegando ao fim, e as histórias costumam ficar mais tensas. Sofia recebe algumas mensagens no celular e descobre que está completando sua tarefa. America não é eliminada e acaba entre a Elite, as últimas garotas da disputa e Olívia começa a perceber que Soren também pode gostar dela e sua amizade com Calla aumenta.

8 – Provação máxima: Aqui é o que podemos chamar de primeiro clímax da história, quando nossos protagonistas precisam colocar em prática alguns aprendizados para conseguirem resolver uma situação. Sofia sente isso quando conta a verdade para Ian, ele não acredita, e ela foge sem rumo e Perdida. America passa por isso em A Seleção com a morte do pai, que coincide quase que com o final da disputa. E Olívia é provada quando descobre que o amor de Soren por ela pode ser apenas mais um Desejo, que sua irmã fez acontecer por mágica.

9 – Conquista da recompensa: Esse é quase o momento final da jornada. O momento em que suspiramos porque tudo deu certo e nosso herói conseguiu seu objetivo. Em Perdida, Sofia descobre que Ian também a ama e é pedida em casamento em uma linda cena. America também descobre que Maxon a escolheu para ser sua esposa e a futura princesa e Olívia percebe que se enganou sobre o amor de Soren e ele gosta dela de verdade.

10 – Caminho de volta: Esse é um momento curto da jornada, que pode acontecer tanto fisicamente – como um retorno mesmo, quando na cabeça do nosso protagonista, como acontece com Sofia. Ao ser pedida em casamento, ela sente que tudo está certo e está em casa. America fica satisfeita por ter conseguido passar por tantas coisas e pelo amor intenso que conquistou com Maxon. E Olívia finalmente tem o rapaz que ama e as amigas ao lado.

11 – Depuração: Aqui acontece quase um “segundo clímax” da história, quando novos conflitos inesperados surgem. Sofia passa por isso quando, antes de ficar definitivamente no século XIX, é enviada de volta para o nosso mundo e vê como tudo seria se ela não tivesse ficado com Ian. America passa por isso quando Maxon descobre de última hora seu relacionamento passado com o guarda real Aspen e Olívia passar por isso quando sua amiga Calla descobre que ela está namorando seu ex, Soren.


12 – Retorno transformado: Esse nome representa, além de um retorno para casa, um amadurecimento profundo do personagem e, mais do que isso, a criação de uma sabedoria depois de ter passado por tantas coisas. Sofia escolhe ficar para sempre no século XIX e volta para os braços de Ian, sua verdadeira casa. America sobrevive a um ataque no castelo, explica tudo para Maxon e ele finalmente escolhe ficar com ela e Olívia consegue começar a retomar sua amizade com Calla e supera, finalmente, a morte da irmã.

Viram como é possível encaixar tudo? E mais: a trajetória não precisa seguir dessa forma linear. Muitas histórias terão fases acontecendo em momentos diferentes, fases que se repetem. O Encontro com o mentor, por exemplo, pode acontecer várias vezes na história e o personagem pode ter sim vários mentores. A Aproximação do objetivo também pode ir e voltar.

O intuito desse texto não é desanimar vocês com os livros, ao contrário. É mostrar como a literatura de qualidade não é algo gratuito, com ações que acontecem por acontecer. O bom autor pensa sim na trajetória do personagem, porque ela o guia em um crescimento sem igual.

E esse texto também é para você, aspirante a escritor, que não sabe por onde começar. Que tal traçar primeiro esses 12 pontos e depois começar a fazer sua história ao redor disso? Assim você já sabe como seu protagonista vai terminar e tem mais liberdade para criar um mundo fantástico ;)

Espero que vocês tenham gostado desse texto um pouco diferente e passem a ver traços da Jornada do Herói por aí.


Obrigada pela leitura e até a próxima!

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário