Nerve - Jeanne Ryan


(Foto: Planeta dos Livros)

Você já se sentiu desafiado a fazer algo que, mesmo sabendo que pode se arrepender depois, acaba levando em frente?

Nerve, livro escrito por Jeanne Ryan,foi publicado em 2012 e veio para o Brasil junto com a adaptação para o cinema, através da editora Planeta dos Livros, com o selo Outro Planeta.

A protagonista do livro é a Vee, uma jovem que trabalha nos bastidores do teatro de sua escola, além de ser maquiadora dos atores. Sua melhor amiga é a Sydney, a garota mais popular da escola. Possuí uma queda pelo popular da escola, Matthew, e espera uma chance na festa do final da temporada da peça.

Cansada de ficar nos bastidores, Vee decide entrar no site do jogo Nerve e cumprir um desafio para mostrar que não é tão previsível quanto todos pensam.

Assim o livro vai apresentar o Nerve, um jogo de verdade e desafio onde não existe a opção de escolha pela verdade. O jogo é dividido entre os jogadores e observadores onde quem escolhe observar paga uma taxa de assinatura e quem escolhe jogar aceita desafios que serão filmados e transmitidos ao vivo em troca de prêmios, tudo pelo celular.

O jogo não é "legal" e seus criadores são desconhecidos, os participantes se inscrevem para jogar e na primeira fase precisam de bastante visualizações do desafio cumprido para poder ser selecionado para o top jogadores e participar da segunda fase e assim alcançar prêmios maiores além de muita visualização.

O livro vai mostrar tudo o que os jovens fazem para concluir missões e toda a repercussão deles pela internet. Existe outro personagem secundário, mas que tem muita participação na história, o Tommy. Amigo de bastidor de Vee e que auxilia nos primeiros desafios da jovem.

Um livro que fala sobre a busca dos jovens por atenção e "visualização", escolhas impulsivas e comportamentos instintivos, a impunidade dos comportamentos realizados online (crimes virtuais), o pensamento muito ruim de pessoas que acham que a máscara da anonimidade da internet faz com que suas atitudes sejam menos erradas. A ideia da autora foi sensacional e consegue abordar vários itens da era da internet de modo rápido e cheio de ação.



E pra quem não sabe, Nerve virou filme que tem no elenco Emma Roberts como Vee e o Dave Franco como Ian.

No mesmo dia que terminei a leitura, fui assistir a adaptação no cinema. Confesso que algumas modificações na histórias fizeram com que eu achasse o filme um pouquinho melhor que o livro, porém algumas modificações não fizeram sentido.

O centro da história e as principais mensagens que a autora queria passar no livro estão presentes na adaptação. Mas existem muitas modificações nos personagens, nos desafios (todos são diferentes do livro), no desenvolvimento jogo, enfim, só foi utilizada a ideia central do livro mesmo.

Confira o trailer logo abaixo

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário