Esnobes - Julian Fellowes

(Foto: Editora Rocco)

Confesso que comecei a ler o livro por causa do autor, Julian Fellowes, que é criador de Downton Abbey. Mas, em minha opinião, ele deveria continuar apenas na sua carreira televisiva, porque como escritor não conseguiu atingir o mesmo brilhantismo (pelo menos não nessa obra; ainda não li outros livros dele).

O livro é dividido em três partes. As duas primeiras são extremamente enfadonhas, quase desisti de ler o livro inúmeras vezes. Só não o abandonei porque ficaria com aquela sensação de que tinha deixado algo inacabado pra trás que me deixaria inquieta. Então, resolvi continuar. Nas últimas páginas o livro dá uma melhorada, admito, mas não sei se vale a pena aguentar todo o resto do livro só pra chegar até o final razoável.


Por que o achei chato? Bem, primeiro porque o autor é altamente descritivo. Quase dormi diversas vezes diante de todas aquelas descrições de cenários, roupas, casas, costumes etc. Parecia que o autor ainda estava escrevendo um roteiro de seriado e tinha que deixar claro pros atores (no caso, leitores) cada detalhe do ambiente para eles se localizarem com exatidão naquela "cena". Segundo que achei os personagens vazios e rasos. Terceiro porque, inicialmente, o livro é narrado em primeira pessoa, sendo ele um dos personagens da história. Mas em certas partes esse narrador parece alternar com um narrador em terceira pessoa, onisciente, que sabe tudo o que se passa no íntimo dos personagens, o que causa certa confusão na condução da história.

Se você não tiver problemas com isso, se gostar de descrições da aristocracia inglesa, e se interessar pelos hábitos desse grupo social, vai ser um bom livro. Eu, particularmente, não tenho muita paciência pra isso; por isso não me agradou tanto.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário