Matéria Escura - Blake Crouch

No mundo de Jason Dessen, ele é um professor de física numa faculdade, talvez um pouco frustrado, mas que não se arrepende das decisões que tomou para ficar com sua esposa e filho. Numa noite, voltando de um bar, Jason é sequestrado, levado para um galpão abandonado e deixado inconsciente para acordar rodeado de pessoas que ele não conhece, em um lugar em que ele nunca esteve. Mas todos parecem conhecê-lo e estarem ansiosos por sua volta. Aos poucos, ele descobre que para aquelas pessoas ele é Jason Dessen, gênio da física quântica e responsável por uma das maiores descobertas da humanidade. Agora tudo o que Jason quer é encontrar uma forma de voltar para casa e para sua família, mesmo que isso pareça impossível quando ele descobre que esse pode nem ser o seu mundo. 

Matéria Escura é um livro muito esquisito e muito bom! Desde o início da leitura, tudo o que você quer fazer é continuar lendo para saber o que está acontecendo. É uma história que prende o leitor e faz com que ele se divirta apenas criando teorias sobre o que está acontecendo enquanto lê. E quando finalmente conseguimos colocar as peças juntas, tudo fica ainda melhor! Mesmo sendo um livro com muita coisa sobre física quântica, é bem simples acompanhar a história, já que o autor se preocupou em explicar essas coisas para todos nós que não entendemos nada do assunto. Acaba sendo tudo muito interessante e também um pouco assustador imaginar todas aquelas possibilidades. Os acontecimentos finais são do tipo que deveriam ser previsíveis, mas que acabaram me pegando completamente de surpresa, e foi uma loucura maravilhosa acompanhar tudo.

É fascinante acompanhar a jornada de Jason. Apesar dos elementos de ficção-científica e até mesmo thriller, o livro nada mais é do que a busca de um homem por sua família, e ele faria de tudo para tê-los de volta. Toda essa determinação de Jason foi crucial para deixar a história ainda mais envolvente, porque o envolvimento emocional do leitor com o que está acontecendo é o que faz a experiência de leitura valer a pena no final das contas. Amanda também é uma personagem bem interessante que conhecemos ao longo do caminho, que me deixou um pouco desconfiada no início, mas foi ganhando minha simpatia aos poucos. 

Apesar de serem a grande motivação do desenvolvimento da história, não ficamos sabendo muito a fundo sobre Daniela e Charlie, esposa e filho de Jason. Sabemos que ela também abriu mão de sua carreira como pintora para cuidar do filho, e que eles têm uma ótima relação, mas ainda faltou algo que fizesse com que eu me importasse diretamente com eles, não apenas com a questão de Jason querer encontrá-los.

Esse é um livro estranho, que vai virar sua cabeça enquanto lê, te deixar entusiasmado com a história que está se desenvolvendo e até fazer com que você queime alguns neurônios, mas isso é uma coisa boa. Se você gosta de ficção-científica, thriller e universos paralelos, definitivamente deveria dar uma chance.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário