Caixa de Pássaros - Josh Malerman

Há cinco anos um surto atingiu a terra, as pessoas em diversos lugares do mundo se tornaram violentas de uma hora para outra, machucando os demais e culminando por acabarem com a própria vida, depois de muita especulação os jornais anunciam que todos os envolvidos têm algo em comum - viram algo antes de enlouquecer. Malorie acaba de se mudar para uma casa nova com a irmã e se recusa a acreditar nas notícias e a se juntar a população em pânico. A premissa de Caixa de Pássaros é inquietante, é impossível não ficar extremamente curioso antes mesmo de começar a ler - a trama é simples mas muito criativa.

O autor divide a trama em "pré - surto" e  "pós - apocalipse”, acompanhamos a protagonista nos dois momentos e salvo alguns pequenos capítulos, ela é a narradora principal do livro. No período presente, que seria o "pós", só temos contato com os filhos de Malorie, que ela chama de "A Garota" e "O Garoto", a sociedade como conhecemos desmoronou e Malorie treina os filhos para viver de olhos vendados, até que é chegado o dia em que eles decidem deixar a casa. No período "pré", há alguns outros personagens bem interessantes, mas ao todo são por volta de mais 7 ou 8 personagens - apesar de não poder falar muito sobre eles, gostei das personalidades e na forma como o autor explorou as personagens, claro que elas poderiam ter sido levados ao extremo, mas as próprias situações não exigiam esse tipo de resposta comportamental das personagens

Eu amei o livro, creio que ele seja muito divergente de opiniões. Se for resumir pontualmente ela finaliza sua história com explicações satisfatórias, mas para os mais curiosos talvez um final ainda mais drástico e tenso fosse necessário para obter esclarecimento de um ponto importante do livro. Por outro lado eu acho que essa vertente, se fosse tomada, poderia facilmente acabar com uma obra muito bem elaborada. E principalmente para quem quer ler ou já leu esse livro precisa entender o objetivo principal da trama e do autor. Levando tudo isso em consideração pode recomendar esse como um dos melhores suspenses que já li. Para ser justa, em uma leitura completa do mesmo tipo de obra, podemos averiguar várias pontas soltas em Caixa de Pássaros, mas eu ainda acho que mesmo assim as sensações causadas pelo livro são singulares e deliciosas e novamente preciso apelar para o bom senso de enquadrar o livro em seu objetivo principal.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário